sábado, 4 de abril de 2009

Complicações

Há pelo menos duas situações específicas que podem agravar a evolução da esquizofrenia. Uma delas é o uso de drogas e outra é a ocorrência de episódios depressivos. È durante a juventude, em geral que acontece os primeiros contatos com o álcool, maconha, cocaína entre outras drogas. Se para pessoas sem a doença o prejuízo já é enorme, para os portadores de esquizofrenia o abuso dessas substâncias agrava acentuadamente a evolução da doença.
Visitas regulares ao médico contribuem para certificar que a doença está controlada e o psiquiatra tem condições de verificar se o paciente está fazendo uso de álcool ou otras drogas.
O tabaco também não é inofensivo para o paciente portador de esquizofrenia, pois além de causar prejuízos a saúde física, pode modificar a quantidade de medicação antipsicótica circulante no organismo.Também é preciso estar atentos aos indicíos de quadros depressivos, como tristeza, desânimo,apatia, desesperança, insônia,diminuição do apetite. Sentimentos de fracasso e culpa também podem surgir, assim como idéias de suicídio.
Se for preciso o médico sabe como combinar o uso de medicamentos específicos para depressão com o de antipsicóticos. Os portadores de esquizofrenia geralmente levam uma vida sedentária, são muitas vezes fumantes tendem a ficar obesos. Por isso é importante que mantenham atividade física regular, com dieta adquada e abandono do tabagismo.
(Fonte: Esquizofrenia: Manual do Cuidador- Dr mario Louzã Neto)
(Próxima Postagem: Perguntas e respostas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário