sexta-feira, 20 de março de 2009

As causas

Até hoje não se descobriu o que provoca a esquizofrenia. Mas há evidências de que se trata de uma doença cerebral, com fatores genéticos e ambientais envolvidos.
Fatores Genéticos: alguns pacientes esquizofrênicos têm alguém da familia que sofreu ou sofre da doença. Sabe-se que a de uma pessoa que tenha algum parente próximo portador da esquizofrenia também desenvolver a doença é bem maior do que das pessoas sem parentes com esquizofrenia. Entretanto frequentemente um indivíduo apresenta esquizofrenia sem ter nenhum parente com a doença. A importância do fator genético varia de um paciente para o outro.
Estudos das alterações cerebrais: as pesquisas com tomografia computadorizada e ressonância magnética mostram que um subgrupo de pacientes com esquizofrenia apresenta uma discreta diminuição do tamanho de algumas estruturas cerebrais, comparadas ás de indivíduos sadios, o que decorreria da perda de células nervosas. O problema é que esse tipo de alteração não ocorre exclusivamente na esquizofrenia e nem em todos os pacientes portadores da doença. Portanto não é possível determinar se alguém tem ou não esquizofrenia com base apenas nesses exames.
Bioquímica: o cérebro é composto por bilhões de células nervosas chamadas neurônios que se comunicam e transmitem informações por meio de impulsos elétricos, através dos denominados neurotransmissores. Na esquizofrenia, um determinado sistema de neurotransmissão, que funciona com uma substância chamada dopamina, parece funcionar em excesso durante os surtos agudos da doença. Outros sistemas de neurotransmissão também estão alterados na esquizofrenia, como o sistema cujo neurotransmissor é a serotonina.
Outros fatores ainda desconhecidos também podem contribuir para o surgimento da doença. Nenhum fator isolado parece ser suficiente, por si só para causar a esquizofrenia, que provavelmente é um conjunto de manifestações de natureza complexa, afetando cada indivíduo de forma particular.
(Fonte: Esquizofrenia - Manual do Cuidador- Dr Mario Louzã Neto)
(Próxima postagem: A evolução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário