quinta-feira, 19 de março de 2009

Outros Transtornos Mentais

3- Transtornos de Ansiedade: a ansiedade é comum no ser humano, mas quando se torna um obstáculo à vida do indivíduo torna-se uma doença.
4-Transtorno do Pânico: trata-se de uma crise repentina de ansiedade intensa, com sensação de morte iminente, acompanhada de tremores, suor excessivo, falta de ar, palpitações ,vertigens. A pessoa passa a ter medo de viver essa experiência novamente e pode desenvolver a chamada agorofobia que é o medo exagerado de permanecer em locais em locais abertos ou com muitas pessoas, pelo medo que não possa ser socorrida imediatamente em caso de uma nova crise.
Ansiedade Generalizada: neste caso, a ansiedade é constante. O indivíduo sente-se inquieto, incomodado, não dorme direito, tem tremores, palpitações, falta de ar, durante longos períodos, ás vezes por vários anos.
Fobia: é o medo exagerado e irracional de algum objeto ou situação. Alguns têm medo de ambientes fechados, de altura ou de animais.
Transtorno Obsessivo- compulsivo: o indivíduo tem idéias repetitivas (obsessões) e comportamentos (rituais) que precisa executar, mesmo contra a sua vontade, para não ficar ansioso ( compulsões). Por exemplo lavar as mãos dezenas de vezes sem se convencer de que elas estão limpas.
Transtorno de estresse pós traumático: é uma reação duradoura do organismo após a vivência de uma situação de perigo, como terremoto, assalto, sequestro. A pessoa tem pesadelos, palpitações, suores.
Também há muitos transtornos mentais provavelmente relacionados à esquizofrenia, mas muitas vezes é difícil distinguir se são uma doença ou uma característica marcante da personalidade da pessoa.
Transtorno Esquizotípico: é caracterizado por comportamento excêntrico, crenças mágicas, afeto frio e distante. Em geral a pessoa é fechada e prefere o isolamento.
Transtorno Esquizóide de personalidade: o indivíduo apresenta-se indiferente e frio sem expressar sentimentos de forma calorosa; prefere viver de maneira solitária e isolada.
Transtorno Paranóide de personalidade: a pessoa é permanentemente desconfiada, não perdoa ninguém e vê o mundo como uma ameaça.
Como se vê muito dos sintomas citados são parecidos com sensações e sentimentos normais. Por isso a consulta ao médico é importante para afastar ou confirmar a suspeita de esquizofrenia e para orientar pacientes e seus famliares.
Mas caso se confirme a esquizofrenia, não se pode esquecer que quanto antes, se constate a doença, maiores são as chances de obter êxito com o tratamento e controlar os sintomas.
(Fonte: Esquizofrenia- Manual do Cuidador- Dr Mario Rodrigues Louzã Neto)
(Próxima postagem- causas dos transtornos mentais.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário