quinta-feira, 26 de março de 2009

O Acompanhamento

1) Hospital- Dia: O paciente permanece no hospital apenas durante o dia ou só por um período, retornando para sua casa diariamente. Tem a vantagem de não afastá-lo do ambiente familiar.
2)Hospital-Noite e pensão protegida (ou lar protegido): essa forma de atendimento é ideal para o paciente que tem algum trabalho e não tem condições de morar sozinho ou com familiares.
3) Moradias Comunitárias (repúblicas): são um recurso interessante para pacientes que tem condições de morar sozinhos sob supervisão de um profissional de saúde. Estimula a independência do paciente.
4) Terapia Ocupacional: são desenvolvidas atividades manuais e de expressão, como pintura, trabalho com argila, desenhos. A integração entre paciente, atividade profissional de saúde ajuda o doente a reorganizar sua capacidade de expressão e o contato com a realidade.
5)Psicoterapia: a psicoterapia assim como os medicamentos, não tem o poder de "curar" a esquizofrenia mas é um recurso importante para ajudar o paciente a lidar com as dificuldades causadas pela doença. A Psicoterapia pode ser individual ou em grupo.
6)Orientação familiar: é uma valiosa forma de apoio para a aceitação e o enfrentamento da realidade. dificíl que se coloca para a família.
Fonte: Esquizofrenia - Manual do Cuidador- Dr Mario Louzã Neto.
( Próxima Postagem: O Papel da família)

Nenhum comentário:

Postar um comentário